terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Anos 80 voltam por meio das cores

(Matéria publicada no Jornal Laboratório Primeiro Texto, feito pelo 3º semestre do curso de jornalismo da UNISANTA. Ano XIII - Edição Nº 2 - Março 2010)

Joanna Flora

As cores voltaram fortes. Seja nos esmaltes, sapatos, bolsas ou colares e brincos, elas estão ai dando um brilho a mais nos looks de todas as idades. Agora, resta saber o porquê de uma volta tão rápida e massiva. Saudade! É a explicação da professora de tecnologia têxtil, Vânia de Lima, do curso de Gestão Comercial (Moda) da Unisanta. Saudade do que? “De uma época feliz”. O neon e a mistura de cores voltam como lembrança de um passado, como disse a professora, maravilhoso. E esse passado remete aos anos 60, 70 e começo dos 80.
De acordo com a professora de design de moda, Nidia Fischer, também da Unisanta, os movimentos sociais influenciam na cultura e na sociedade. Essa ideia é reforçada por Vânia. Ela explica que a moda reflete mais os acontecimentos sociais do que a vontade do estilista. Em uma época de crise, quando as pessoas estão se preocupando mais em gastar com eletrodomésticos, o branco e o preto surgem nas roupas.
Preocupadas com tendências de longo tempo, as pessoas estão pensando mais em comprar coisas duráveis do que se importando em fazer combinações. Junto com isso, a liberdade e a forma de extravasar aparecem, então, nos acessórios. “Estamos em um período onde as pessoas estão fugindo dos tiranos”, como disse a professora Vânia. Por isso, não se preocupam mais com os estilos ditados por outras pessoas. E sim, começam a montar o seu próprio estilo. As pessoas acabam vestindo cores, que inconscientemente, transparecem o que elas estão sentindo naquele dia. 

Influência das Cores
As cores nos afetam e dizem muito sobre nós. Márcia Okida, coordenadora do curso de Produção Multimídia da Unisanta, estuda as cores há mais de 20 anos e diz que elas causam reação física nas pessoas. “Existem pesquisas que comprovam isso”.
Na loja Vitrine, do Super Centro Boqueirão, a gerente Michele Natividade revela: “O rosa é o campeão, tanto em roupas como nos acessórios”. Essa cor mais adolescente transmite a imagem de uma pessoa romântica, explica Márcia. Regina Kafouri, funcionária da loja Elki, no mesmo local, especializada em sapatos, bolsas e acessórios menores, diz que não só as pessoas procuram misturar as cores, como as próprias atendentes aconselham isso. “Não pode combinar!”. Na última estação, as cores mais procuradas foram laranja e amarelo. “Costuma-se dizer que é a cor da juventude”, diz Márcia Okida em relação ao laranja. É também, uma cor divertida e alto astral. Já em relação ao amarelo, trata-se de uma cor mais irritante e que faz pessoas ficarem nervosas.
Pensando nos acessórios, na Abusada’s Bijuterias, do Super Centro Boqueirão, de acordo com a proprietária Elizabeth Prado, as cores que mais saem são verde claro e azul turquesa. O verde, na explicação da Márcia Okida, é uma cor relaxante, que se usado em um tom mais claro, remete a sensação de frescor. E o azul, não foge muito disso. Trata-se de uma cor sossegada e que acalma, a ponto de diminuir os batimentos cardíacos.
Enquanto o azul diminui, o vermelho aumenta. É uma cor mais sedutora, ligada à paixão e mais usada por mulheres, ao contrário do rosa que é uma cor mais “menina”. O roxo ou lilás são cores ligadas mais à sensualidade e ao misticismo. Um homem de lilás estimula os hormônios sexuais femininos. Enquanto o vermelho tem o mesmo efeito no homem, se usado por uma mulher.
O fato é o de que as cores com seus diferentes significados, voltaram e dizem muito sobre nós. Mesmo que não usemos cores determinados motivos, inconscientemente, elas nos influenciam.

Um comentário: